top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Catarina Capela

A melhor rotina diária para pele oleosa


A rotina de tratamento de uma pele oleosa depende muito da faixa etária do paciente. Peles oleosas de pacientes jovens frequentemente vêm acompanhadas de lesões acnéicas, mas, em pacientes de mais idade, o que notamos são somente os poros abertos e, apesar da oleosidade, uma pele sem viço, isso porque acumulam-se células mortas na superfície da pele que a deixam com aspecto “sem graça".




1. Demaquilante

Caso a paciente use maquiagem, o primeiro passo é a sua retirada, que pode ser feita com uso de águas micelares, leites de limpeza ou lenços demaquilantes. Óleos e balms demaquilantes devem ser evitados.


2. Limpeza

A pele oleosa não pode passar sem uma limpeza adequada. Sujeira, excesso de oleosidade e impurezas acumularam-se na pele, tanto de manhã quanto à noite, e podem entupir os poros se não forem removidos. Chamamos os sabonetes de produtos de curto contato já que ficam em contato com a pele por poucos segundos e, em seguida, são lavados. Apenas alguns ativos têm a capacidade de se depositarem nos folículos e permanecerem lá após o enxugue tendo algum efeito terapêutico. Um bom exemplo é o ácido salicílico; sabonetes com esse ingrediente são aconselhados para higienizar a pele oleosa por reduzirem o tamanho dos poros.

Escovas de limpeza podem ser usadas desde que não agridam a pele ou a deixem sensível.


3. Esfoliação

A pele oleosa é propensa a acumular células mortas em sua superfície, formar cravos e obstruir os poros. Além disso, o sol, poluição e a falta de tratamento fazem com que a superfície da pele fique opaca, áspera, irregular e favorece o aparecimento de linhas finas. Para evitar poros entupidos e pele áspera, é importante que se esfolie a pele regularmente. Duas vezes por semana é o suficiente.


4. Tonificação

Os tônicos e adstringentes a base de ácidos, extratos vegetais e substâncias normalizadoras da produção de sebo ajudam a livrar a pele da sujeira residual e maquiagem, preparam-na para os próximos passos de rotina de cuidados e fazem a pele absorver mais ingredientes ativos dos produtos que são aplicados em seguida. Um bom tônico para a pele oleosa irá tratar a oleosidade e o brilho, sem ressecar a pele, refina a textura e minimiza os seus poros, ao mesmo tempo que mantém o equilíbrio de hidratação.


5. Antioxidantes

Os antioxidantes protegem a pele dos efeitos nocivos do sol, da poluição, e estimulam a produção de novas fibras colágenas. Na forma de seruns ou ampolas, são ótimas escolhas para peles oleosas.


6. Hidratação

Manter a pele com a porcentagem adequada de água é extremamente importante para o turgor e aspecto saudável da cútis. Ceramidas, ácido hialurônico são agentes com grande potencial de retenção hídrica e são comumente encontrados na forma de seruns. Outro componente interessante para pele oleosa e acnéica são os probióticos, bactérias benéficas que ajudam a manter a flora e a barreira da pele forte e saudável. As pálpebras não devem ser esquecidas. Essa área sempre é mais seca que o resto da face e tende a envelhecer mais rápido.


7. Protetor solar e maquiagem

Termine sua rotina matinal com um protetor solar não comedogênico para protegê-lo dos raios UV e prevenir o envelhecimento prematuro. O produto deve ter FPS igual ou maior que 30 e necessita ser reaplicado a cada 4 horas. A regra geral é usar ½ colher de chá para o seu rosto.

Bases devem ser adequadas para pele oleosa. A escolha de uma base errada é uma das causas da acne cosmética. Dê preferência a cosméticos oil free ou não comedogênicos.


8. Lábios

Nossos lábios não têm glândulas sebáceas. Então, até pessoas de pele oleosa podem ter lábios secos. Mantenha sempre seus lábios macios e hidratados com um bom protetor labial de dia e à noite.


9. Máscaras

Máscaras de argila, carvão ativado ou em tecido embebido em substâncias hidratantes ou purificantes, quando usadas 1 x por semana, conferem benefícios imediatos à pele.

10. Tratamentos noturno

Seruns, loções ou géis anti-acne, clareadores, anti-rugas devem ser usados todas as noites. Há quem use várias camadas de produtos por noite, sempre começando com os mais fluidos e terminando com os mais espessos. Retinol, ácidos, niacinamida, vitamina C, esses ingredientes sempre são bem vindos na formulações para pele oleosa.


106 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page