• Foto do escritorDra Catarina Capela

Biotina: Além dos Cabelos e Unhas

Biotina, vitamina B7 ou vitamina H é uma vitamina importante não só para o crescimento dos nossos cabelos e unhas, mas também participa de várias etapas metabólicas no nosso organismo. Como está presente em vários alimentos e também é produzida por bactérias que habitam nosso intestino, sua deficiência é rara (deficiência de biotinidase).

Alguns dos alimentos mais ricos em biotina incluem fígado, gema de ovo, pão integral, abacate, folhas verdes, salmão, queijo, banana, amendoim e nozes.

Em fumantes e gestantes os níveis de biotina podem ser mais baixos por causa da rápida degradação da biotina.

A deficiência de biotina tem como sintomas enfraquecimento dos cabelos e unhas, dermatite seborreica, depressão, cansaço, convulsões e formigamento dos braços e pernas. Existem algumas evidências de que diabetes pode causar deficiência de biotina.

A suplementação da biotina mostrou-se importante para pacientes com diminuir a dor neurológica em pacientes com diabetes, diminuir as câimbras em pacientes que fazem diálise, melhorar a visão em pacientes portadores de esclerose múltipla.

A biotina também auxilia na produção de energia. Ela auxilia uma série de enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Quando combinado ao cromo, a biotina pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Na dermatologia, a biotina é amplamente usada como adjuvante no tratamento de vários tipos de quedas de cabelo, já que estimula o depósito de queratina nos fios fortalecendo-os, diminuindo a sua tendência a quebra e aumentando o brilho. O mesmo efeito acontece nas unhas e por isso é usado no tratamento de unhas frágeis

e quebradiças.

Na pele, adicionamos biotina à formulações de cremes hidratantes por ela ajudar na renovação celular e promover o bom funcionamento das glândulas sebáceas proporcionando brilho e maciez à pele.

Tomar suplementos de biotina pode interferir nos resultados de muitos testes laboratoriais diferentes (exames de tireoide, hormonais, sorologias para vírus, ferritina). A biotina pode causar resultados de teste falsamente altos ou falsamente baixos. Isso pode levar a diagnósticos incorretos. Recomenda-se a suspensão do uso de suplementos pelo menos 2 dias antes da realização de exames laboratoriais.