top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Catarina Capela

Saiba porque a Vitamina C é a queridinha da indústria de cosméticos

Atualizado: 12 de fev. de 2019

A vitamina C, ou ácido ascórbico, quando adicionada à rotina diária de tratamento da pele, traz vários benefícios:


- É um potente antioxidante, neutraliza os radicais livres e diminui a degradação de fibras

colágenas e elásticas, tendo efeito anti-envelhecimento.

- Também é devido a essa propriedade antioxidante que ela combate os efeitos da poluição.

- Outra importante característica é estimular a síntese de fibras colágenas na derme conferindo maior firmeza e diminuição da flacidez.

- Tem ação fotoprotetora e anti-inflamatória diminuindo o eritema na pele pós procedimentos estéticos.

- Aumenta a síntese de ceramidas que compõem a barreira lipídica de proteção da pele e assim têm efeito hidratante.

- Inibe a ação da tirosinase, enzima que estimula a pigmentação da pele, e por isso clareia

manchas.

- Provoca uma esfoliação leve da epiderme e reduz a aparência dos poros deixando a pele mais bonita e brilhante.

Apesar da forma pura da vitamina C , o L- ácido ascórbico, ser a mais potente e eficaz de todas as apresentações, ela é também altamente instável e quando exposta à luz ou ao ar sofre oxidação e assume uma coloração acastanhada. Uma vez oxidada ela passa a se chamar ácido dihidroascórbico e fica com ph < 3,5 o que faz com que ele penetre profundamente na pele e seja muito irritativo.

A associação do ácido L-ascórbico à vitamina E é positiva pois regenera moléculas oxidadas de vitamina E as tornando ativas novamente.

Com o intuito de aumentar a estabilidade da vitamina C e o tempo de duração dos cosméticos,foram criados derivados pela associação a moléculas de minerais ou esterificação. Porém, para se tornarem ativas na pele, devem ser convertidas em ácido ascórbico novamente. Os derivados mais estáveis da vitamina C, para terem efeito semelhante ao da forma pura, devem estar em alta concentração nas fórmulas (acima de 15%). Dentre esses derivados podemos encontrar nos rótulos de cosméticos o ascorbil palmitato, magnésio ascorbil palmitato, magnésio ascorbil fosfato, cálcio ascorbato, sódio ascorbato, sódio ascorbil fosfato e sódio ascorbil palmitato, ascorbil glucoside, tetrahexyldecil ascorbato, acido ascórbico polipeptídeo.

Portanto, a apresentações mais potentes, eficazes e estáveis de um cosméticos a base de vitamina C estão presentes nas ampolas de vidro escuro, com altas concentrações do ativo, e de preferência na forma de ácido L-ascórbico.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page