top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Catarina Capela

Entenda a estrutura dos seus cabelos e como evitar danos permanentes aos fio.


As hastes de cabelo são formados por proteínas, não tem células vivas. Apenas a raíz dos cabelos tem células vivas. Sua estrutura externa, a cutícula, é composta de escamas de células mortas (proteínas) dispostas como se fossem telhas de um telhado, com cerca de 5 a 10 camadas de espessura. Essas camadas mantêm-se unidas através de uma espécie de cimento formada por proteínas e lipídios, entre eles as ceramidas e uma molécula importante chamada 18-MEA (ácido 18-metil eicosanóico).




O 18-MEA é responsável por conferir ao cabelo sua hidrofobicidade (propriedade repelente à água), que protege o cabelo ao evitar que absorva muita água do meio ambiente. Também proporciona maciez, lubrificação e brilho aos cabelos. Mais significativamente, uma camada intacta de 18-MEA atua para diminuir o emaranhamento no cabelo úmido e na transição de úmido para seco, encorajando os fios de cabelo adjacentes a ficarem perfeitamente paralelos uns aos outros, suavemente alinhados. Ele faz isso devido à sua capacidade de diminuir o atrito da superfície. Quando o cabelo não tem 18-MEA, os fios ficam embaraçados e grudados uns nos outros, e o cabelo seca mais rapidamente e os fios tendem a ficar mais embaraçados quando o cabelo está seco.



O 18-MEA é altamente suscetível à hidrólise alcalina e subsequente perda por enxágue, o que significa que produtos e processos que usam um pH mais alto causam a destruição da camada lipídica protetora do seu cabelo. A perda da camada protetora de 18-MEA torna o cabelo hidrofílico, de modo que absorve muita água do ambiente, o que causa o frizz. Cabelos sem sua camada lipídica perdem sua estrutura de cachos e ondas ficando completamente sem forma e são mais sujeitos a embaraço e quebra.


Alguns Shampoos com pH mais alto e bicarbonato de sódio podem esgotar gradualmente a camada de 18-MEA de forma cumulativa com uso contínuo. Da mesma maneira, processos altamente alcalinos, como permanentes, alisamentos e tinturas podem causar depleção catastrófica repentina da camada de 18-MEA. A perda dessa camada de 18-MEA é o que leva a um cabelo poroso. Também é importante notar que a exposição à luz, tanto visível quanto ultravioleta (UV), também diminui gradualmente o conteúdo de 18-MEA no cabelo.


Formas de evitar a perda do 18-MEA dos fios é usar shampoos com pH ≤ 6,0, reduzir a frequência de tinturas e alisamentos e proteger o cabelo da luz UV.


O córtex dos cabelos é a estrutura interna dos fios, formada por longos filamentos de queratina (composta por 18 aminoácidos), que são mantidos juntos através de pontes de dissulfeto e pontes de hidrogênio. Essas pontes conferem resistência, estrutura e forma dos fios.

Quando molhamos nossos cabelos, as pontes de hidrogênio são temporariamente desfeitas e nossos cabelos ficam mais lisos e esticados. Essas pontos se refazem ao secarmos os cabelos. Por isso é possível deixar os cabelos lisos ou enrolados temporariamente com escova ou babyliss.

Já as pontes dissulfeto só são rompidas definitivamente com processos químicos de alisamento ou relaxamento.

É também no córtex que o pigmento de melanina fica distribuído entre os filamentos de queratina. A melanina é produzida pelos melanócitos presentes no bulbo capilar (raiz do cabelo) e distribuída para toda haste através dos queratinócitos. A melanina representa apenas 1% dos constituintes dos cabelos.


A medula parte do meio dos fios, está presente apenas nos tipos de cabelo mais grossos, é a camada mais interna do cabelo. Ele consiste em um núcleo de células transparentes e espaços de ar.

693 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page