top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Catarina Capela

O que são os “cleansing conditioners”?

Atualizado: 12 de fev. de 2019

Há sempre dúvida dos pacientes em relação à freqüência que devem lavar seus cabelos: todos os dias ou pular um dia ou dois.



Oleosidade em excesso é prejudicial á saúde do couro cabeludo já que pode levar a coceira e lesões traumáticas da pele com eventual queda do fio. Porém, a lavagem desgasta a cutícula dos fios e retira os óleos e nutrientes naturais que mantêm o cabelo forte, brilhante e flexível e estes ficam mais frágeis e com propensão à quebra.

Os shampoos tradicionais contam com detergentes que são quimicamente atraídos pela sujeira dos cabelos e couro cabeludo. Eles são distribuídos esfregando e fazendo espuma, e quando enxaguados, os fios parecem completamente limpos. Isso nem sempre é bom, já que os cabelos podem ficar secos ou danificados. Então, aplicamos o condicionador para adicionar a hidratação de volta.

Sempre podemos contar com os shampoos a seco, que são ótimos para absorver o excesso de óleo do couro cabeludo e raiz dos cabelos, e até remover odores indesejáveis. Mas os shampoos a seco não oferecem a frescura e a revitalização da experiência de lavar com shampoo. Recentemente, surgiram produtos alternativos para mudar a tradicional rotina do shampoo e condicionador.

Os shampoos condicionadores ou “cleansing conditioners” são produtos com fórmulas suaves, sem detergente, que limpam, hidratam e condicionam o cabelo em uma única etapa. Eles contêm pouco ou nenhum lauril sulfato de sódio, e geralmente não espumam. A agressão que provocam aos fios é bem menor que os shampoos comuns e assim não deixam as cutículas dos cabelos destruídas ou esgotam seus óleos e nutrientes naturais. Este método sem shampoo também é conhecido como lavagem “no-poo” ou ‘co-wash”. Os cabelos ficam macios e sem frizz. Não existe a necessidade de esfregar para eles agirem e, dependendo do tipo do cabelo, podem ser usados diariamente. Essas fórmulas devem ser enxaguadas completamente pois com o tempo, podem causar um acúmulo indesejável nos fios.

Pessoas com cabelos muito secos, descoloridos ou tingidos, com química, danificados por agentes físicos como sol, cloro ou água do mar, se beneficiam muito dos efeitos dos produtos “no-poo”. Cabelos fragilizados e finos pela idade também se fortalecem com esse tipo de lavagem. Já os cabelos muito oleosos ou com dermatite seborréia devem evitar esses produtos com risco de piorar a oleosidade do couro cabeludo.

As fórmulas “co-wash” mais modernas não possuem silicones e nem parabenos e rapidamente retiram as impurezas sem causar acúmulo nos fios nem deixá-los pesados com uso contínuo. Eles também têm tipos específicos para cada cabelo fino, médio, grosso ou encaracolado. O tipo de cabelo, a rotina, o estilo de vida e o clima determinam a freqüência com que os cabelos podem ser lavados com cleansing conditioners.

Esse tipo de produto deve ser alternado com shampoos convencionais caso o couro cabeludo comece a coçar ou se os cabelos ficarem pesados e sem viço.




31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page